Barão da Mata - Verdades e Diversidades

Barão da Mata - Verdades e Diversidades
Assista aos meus vídeos em http://www.youtube.com/user/demostenesmb

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O TAMANHO DO CRIME E DA CORRUPÇÃO

Esse negócio de impunidade é muito engraçado, não é?  Todo mundo sabe que o cara tá metido em trampa, porque é visível, notório, público, essas coisas, mas ninguém encana o sujeito, não é?  A maior punição que um corrupto de posição social pode sofrer aqui no Brasil é perder um eventual cargo publico - fora isto não dá nada.
Quando se começa a especular se fulano fez ou não fez, beltrano sabia ou não sabia, cicrano aceitou ou não aceitou, justamente quando tudo está muito claro e óbvio, me lembra um pobre judeu na prisão, diante de um carrasco nazista, tentando negar a sua condição.
- Você é judeu? - primeiro pergunta o carrasco.
- Não, senhor, acredite!
- Ah, é??! E essa circuncisão?
- Modismo, senhor.
- E essa estrela-de-davi tatuada no peito?
- Foi erro do tatuador, senhor:  ele não soube desenhar dois quadrados e emendá-los para representar um cubo.
Só que no caso do infeliz judeu este é mandado para um campo de concentração, onde morre aos poucos sob inúmeros infortúnios e torturas.  Enquanto  na questão dos nossos corruptos nada lhes acontece, e os caras conseguem se eleger na primeira eleição que se segue à publicidade dos seus atos.
O Brasil tem tanto, mas tando cara que deveria estar atrás das grades, que, se todos os criminosos de colarinho branco fossem postos na cadeia, seriam bastantes para superlotar todas as prisões.
O país precisaria fazer uma varredura em nome da ética, investigar minuciosamente inúmeras instituições públicas e privadas, porque sabe-se com frequência de gente com alto cargo público envolvida em corrupção.  No entanto não sei se seria possível fazer uma  verificação rigorosa, porque as barrreiras até poderiam surgir em pontos altos dos organismos investigados, dado o número de gestores que surgem a cada dia sob as notícias de envolvimento em corrupção.
Se formos considerar o crime organizado e o número de policiais que se envolvem ou fazem parte deste, quantos detentores de altos cargos poderiam também estar envolvidos?  E no que toca a empresários?  Quantos são também praticantes de negócios ilícitos e associados do tráfico e/ou das milícias?  E funcionários públicos?  De que níveis?  Qual o tamanho das redes criminosas?  E se levarmos em conta contrabando e outro ilícitos?
Como se pode ver, essa coisa de crime organizado, envolvimentos é muito difícil de se analisar,  a corrupção, pior ainda, porque tem tantas e tantas vertentes, que a gente não sabe dizer o tamanho de cada coisa.  A única conclusão a que se pode chegar é que o Brasil, lamentavelmente, está largamente infectado
destes males, e isto é muito desolador e triste.

2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário