Barão da Mata - Verdades e Diversidades

Barão da Mata - Verdades e Diversidades
Assista aos meus vídeos em http://www.youtube.com/user/demostenesmb

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

OS PARVOS E O LADO BOM DAS COISAS

Em 2009 eu namorava uma cidadã que certa vez me disse pelo telefone:


- Quando me bate o tédio eu vou à Casa França-Brasil, ao Centro Cultural Banco do Brasil... Agora, quando viajo, vou a Porto de Galinhas, às praias de Salvador, de Recife... Ah! como o Rio é maravilhoso! Como o Brasil é maravilhoso!

Não retruquei, mas fiquei a partir dali a considerar o que dissera aquela senhora. Concordei plenamente com o fato de ela nutrir sentimentos pelo Rio e pelo Brasil. Também eu, nascido e criado no Rio, morando hoje em Niterói mas com toda a minha vida(médicos, cartórios, sede do trabalho, etc...) centrada no Rio, tenho logicamente afeto à cidade como ao próprio país. Mas sou do tipo que ama sem deixar de reconhecer os defeitos. E achei "maravilhoso" uma expressão um tanto quanto exagerada para quem tem algum senso crítico. Então fiquei tentando imaginar que lugares da cidade aquela ex frequentava. Ficou claro que em matéria de turismo ia a balneários paradisíacos, e isto me fez entender a expressão...Mas, cá pra nós, ir a Pernambuco ou Salvador e não ver qualquer mazela só se justificaria para quem viajasse sedado. E mais: se a gente não vê os miasmas fisicamente, ao menos fica sabendo deles pelos jornais (ou pela TV ou rádio). Agora, quanto ao Rio especificamente, sendo a mulher moradora da Lapa, como não vira ainda nenhuma cena de miséria ou de delinquência? Não devd jamais ter olhado para debaixo dos arcos. Vê então como a expressão "maravilhoso" seria forte demais para os objetos do elogio?

Há vezes em que conto o episódio e algumas pessoas vêm replicar em dizer que nunca vejo o lado bom das coisas. Vejo, sim, mas não posso abandonar meu senso crítico, que é o que me dá armas para enfrentar a realidade e até aceitá-la como é (às vezes), sem decepções e quedas das nuvens.

O Rio é, inegavelmente, uma cidade muito bela, cheia de alegria, com praias e logradouros de uma lindeza de embevecer qualquer criatura. Reconheço isto, mas não posso esquecer que tem um índice de violência insuportável, um trânsito de periculosidade de altíssimo grau, uma falta de manutenção e de limpeza urbana revoltantes, além de uma predominância de miséria impressionante. E o mesmo vale para o Brasil, que é um dos campeões mundiais de concentração de renda, derramando flagelos pelo ladrão, tentando debalde varrer tanta fome e tanta desmedida pobreza para debaixo do tapete (com esses assistencialismos baratos que só servem para sustentar governos demagógicos, mas que na verdade não produzem nada no campo social), com estradas em estado deplorável, com seca, desmatamento e matança por todo canto, com rios imensuráveis apodrecidos e mortos por dejetos químicos e esgotos (vide o Tietê, não é?), roubo e corrupção pra tudo que é lado, o que faz da classe política, por causadora, talvez o pior dos flagelos. Preciso enumerar algo mais?

Ora, como ver o lado bom das coisas?! Que idiotice! Mas, se você quiser, eu relaciono o que há de positivo no quadro que lhe retratro.

Lá vai! Os políticos e corruptos ficam a cada dia mais ricos, porque a impunidade é certa e é santa, não é preciso trabalhar nem ser sério para governar (moleza, não?); os papa-defuntos não têm dificuldades financeiras; os empreiteiros geram empregos, porque todo dia uma obra é começada e paralisada, para se começar uma outra que não vai até o fim; cada idoso que morre na fila dos hospitais públicos é menos uma pensão para o governo pagar e isto reduz os gastos públicos; cada vala negra serve de palco eleitoreiro para salafrários de muitos apadrinhados ( e vai campanha e churrasco e pagode com cerveja em copo plástico!); o tráfico a cada dia arrebanha mais "soldados", o que gera "empregos" informais (você não acha bom?); a cada dia mais o povo se volta para a religiosidade, encontrando Deus porque não tem assistência (não assistencialismo) do Estado nem emprego - e viver de esperanças e ilusões é tudo para quem não tem nada... Então?! Você quer que eu diga mais algo que comprove que não deixo de observar o lado bom das coisas? Pois é, meu amigo, tudo tem o seu lado bom - só resta saber para quem.



2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário